20º Livro do ano

"Millennium III - A rainha do castelo de ar"
Já dei diversas dicas de que adorei a trilogia, toda ela. O primeiro livro é perfeito no quesito enredo e apresentação de personagens. O segundo nos mostra como Lisbeth tornou-se o que é: dona de uma inteligência bem acima da média, socialmente isolada por opção, competente mas longe de buscar aprovações ou elogios. A maneira como sua história foi sendo escrita. O primeiro e o segundo não dependem exatamente um do outro.
O terceiro é uma continuação clara do segundo. Ficaria muito difícil compreendê-lo sem a leitura do anterior. E é, de longe, um desfecho perfeito para toda a história! A explicação que o autor encontra para tudo o que acontece, como ele nos explica a corrupção, o jogo de interesses, como e porquê certas pessoas foram parar na vida de Salander é simplesmente fascinante. Fico estarrecida e agradecida por existirem autores, pessoas capazes de tornarem histórias passíveis de credibilidade, por mais improváveis que sejam.
Lisbeth era tão importante que pessoas do alto escalão do governo sueco preocupavam-se com seus atos e seu bom e velho amigo Blomkvist está lá mais uma vez, organizando tudo para impedir que um complô coloque de uma vez por todas Lisbeth em uma clínica psiquiátrica. Tudo por causa de seu pai, um dissidente da espionagem russa, protegido por um grupo dentro da agência de investigações da polícia sueca por saber demais e agora envolvido com diversas outras tramóias.
Vou ficar com saudade dessa turma.
Um adendo para Mikael Blomkvist: o cara não perdoa uma! Ninguém resiste ao seu charme. Eu achei isso um abuso... hahaha Um jornalista que deveria ser espião. Um herói. Para mim, um cara que brigou pela amiga dele como ele brigou, sem dúvida tem que ser um herói.
Já disse antes e repito agora: queria muito que esses dois existissem e que pudéssemos ser amigos. Eu me sentiria honrada em tê-los no meu seleto círculo de amizades...
Vale muito a pena ler toda a trilogia. Stieg Larsson foi brilhante!
Agora estou pronta para assistir aos três filmes na versão sueca e ver se consigo mudar a imagem desses meus queridos...


Comentários

Postagens mais visitadas