6º livro do ano

"Quem é você, Alasca?", John Green
Desde minha leitura, no início do ano passado, do maravilhoso e emocionante "A culpa é das estrelas" fiquei apaixonada pela forma como o autor abordou a temática do amor adolescente, pueril e tão fora de moda nos dias de hoje. Depois, li "O teorema Katherine" e me decepcionei um pouco. E, por isso, não me interessei em ler mais nada...
Eis que, após a distopia que li, conversando com minha amiga ela comentou que leria este, se eu conhecia... disse que não blá-blá-blá... até que fui em busca dos pdf's da vida e achei o arquivo. Baixei e comecei a ler despretensiosamente...E gostei!
John Green é um escritor que fala a linguagem dos adolescentes. A história é leve e facilmente alcança empatia com este público, pois trata de temas que fazem parte deste universo, como amor, drogas, estudos. Sem usar uma linguagem chula, ele é jovial, mostra compreender o público para quem escreve o que explicaria seu sucesso.
É uma leitura leve, sem compromisso com grandes descobertas, boa para passar o tempo, porque é interessante sem ser maçante.
O protagonista, Miles Halter, é viciado em últimas palavras. E, ao se mudar para frequentar as aulas de um colégio interno, começa uma amizade com Coronel, Takumi e...Alasca. 
É um livro que fala de descobertas típicas desta fase da vida: o amor, a dor, o desejo, a alegria, a farra de se ter uma turma (tão importante nesta época da vida...eu me lembro com carinho até hoje da minha turminha!) É emocionante, pois contrastando com Miles (o Gordo), que tem uma família estruturada, é um cdf, Alasca é uma menina inteligente mas em seus poucos dezesseis anos já tem um sofrimento muito pesado pra se levar sozinha. Os contrastes que tornam os jovens iguais. É um paradoxo, mas é assim que acontece.
É uma história bonita, leve...emocionante em muitos momentos. 
É "teen", sem dúvida, você tem que saber olhar com seus olhos juvenis. Encontre-os e boa leitura!

Comentários

Postagens mais visitadas