31º livro do ano

"O Iluminado", Stephen King
Encerro o ano lendo, pela terceira vez, esta obra prima de Stephen King (que , aliás, ganhei de Natal :-D)que trata de Danny Torrance (que reencontrei no fantástico "Doutor Sono")e sua trágica estadia no Hotel Overlook, um resort maravilhoso, mas que esconde um terrível segredo...
O livro foi eternizado na obra prima homônima de Stanley Kubrick que trata da mesma história sem, no entanto, ser a história de King. Isso gerou uma série de críticas por parte de Stephen, que nunca aceitou o fato de o iluminado de Kubrick ser tão diferente do que ele esperava ou escrevera... Tanto que, no final dos anos 1980 King tratou de fazer sua própria versão para a TV, mas aí o "estrago" já estava feito e é inegável que o livro ganhou mais visibilidade depois que Kubrick dirigiu e Jack Nicholson encarnou o problemático Jack Torrance, eternizando-o com seu talento inegável. 
Uma sinopse breve, porque provavelmente você já cansou de ler sobre essa história (não é o meu caso...rs): Jack Torrance aceita o emprego de zelador no Hotel Overlook, um Hotel nas montanhas que fica isolado diante de qualquer nevasca. Ele cuidará do lugar enquanto ele está fechado no inverno, levando consigo sua esposa Wendy e seu filho Danny, de cinco anos. O que a família não sabe é que Danny tem uma espécie de "iluminação", como se ele pudesse ter uma compreensão além do comum do futuro. E o Hotel também tem algo que contribui ou atrapalha nessa conexão... e vai usar a maior fraqueza de Jack para conseguir o que quer:
Sendo a terceira vez que leio o livro, torna-se dispensável acrescentar que eu recomendo cada página.
E que, a despeito do que King possa pensar, este Jack ficou para a eternidade...

Icônico.

Comentários

Postagens mais visitadas