14º Livro do Ano

"O silêncio dos inocentes", Thomas Harris
Sobre o filme homônimo, não há mais o que ser dito. Particularmente, acredito que seja um dos melhores filmes de suspense já feitos. Impossível não pensar em dr. Lecter sem vir a mente a excelente atuação de Anthony Hopkins ou na agente Starling sem imaginar Jodie Foster.
Contudo, não conhecia o livro. 
Numa dessas ofertas imperdíveis (se bem que toda oferta de livro para mim é imperdível...rs) caiu em minhas mãos a obra de Thomas Harris. Muito bem escrita, obviamente com muito mais detalhes que apenas no livro seria possível de serem trabalhados, não é uma história de muitos melindres: a narrativa é crua, dinâmica. Quem conhece o filme não vai se decepcionar com o livro. As adaptações feitas para o cinema não prejudicaram em nada a história de Harris, mantendo os pontos principais: as tramas e o clima de suspense. 
Hannibal Lecter é o tipo de vilão apaixonante. Um homem inteligente muito acima da média, talentoso, competente em sua profissão...mas psicopata. Psicopata no nível mais alto de psicopatia. Ele decide usar o mundo como um grande parque de diversões, usando as pessoas e as situações para compor pequenos joguetes em sua perversão. Psiquiatra talentoso, tem um passatempo: cozinhar pratos chiques, oferecer jantares suntuosos. Em geral, com porções generosas de suas vítimas. Mas é ele que pode ajudar o FBI a pegar o assassino chamado de Buffalo Bill, que está capturando moças e arrancando pedaços de sua pele. Porém, apenas a figura da agente Clarice Starling é que desperta algum tipo de empatia no doutor, que aceita conversar com ela - somente com ela- sobre o assunto, possibilitando a captura do maníaco. É uma relação de medo e interesse, uma tensão estranha entre o improvável casal. Mas que se torna crucial para que a vítima em poder de Buffalo Bill, a filha de uma jovem senadora, possa ser resgatada com vida. Uma corrida contra o tempo, uma imersão na mente de um doente guiando por outro doente.
O livro tem 390 páginas (essa versão, pelo menos), achei curto para uma história que dá vontade de saber mais...
Ótima leitura, valeu a curiosidade!
De 0 a 10:  8 

Comentários

Postagens mais visitadas