29º LIVRO DO ANO

OUTUBRO: TENHA MEDO!

"O vilarejo", Raphael Montes


"O caráter do homem é o seu demônio" (Heráclito)

Olha, vou te contar: QUE MÊS PRODUTIVO!
Acabei de ler "O vilarejo", de Raphael Montes, esse autor que acabei de conhecer mas que já considero pacas!
Li o e-book, mas é uma coisa incrível: não dá vontade de parar! Você engole o livro porque esse aqui é daqueles que te sequestram, sabe? Você simplesmente precisa saber para onde ele caminha, onde vai acabar. 
A história é muito bem "amarrada": ele começa dizendo que encontrou os manuscritos entre uns livros antigos de um sebo (na verdade, um amigo, o dono do sebo, encontrou alguns cadernos com uma caligrafia rebuscada em meio à outros bens adquiridos e resolveu entregar a ele). Ele nos conta que este livro é o resultado da tradução dos tais cadernos, pertencentes antes a uma senhora falecida aos 102 anos que darão forma ao livro.
É uma sequência de contos. O autor diz que são contos independentes, que podem ser lidos de maneira aleatória. Eu optei por lê-los em sequência, mas por puro hábito. Cada capítulo tem o nome de um demônio e a relação dele com um cada pecado capital. (Asmodeus=Luxúria, Belzebu=Gula, Mammon = Ganância, Belphegor=Preguiça, Satan=Ira, Leviathan=Inveja, Lúcifer= Soberba). Por aqui você já vai imaginando o que pode acontecer. Mas, mesmo assim é surpreendente!
O primeiro conto já me conquistou pelo final inesperado.
O interessante é saber que são histórias de pessoas comuns, vizinhos que levavam suas vidas de acordo com a rotina de cada um. O que torna a situação tensa, insustentável é o isolamento do tal vilarejo após uma guerra civil na região (que dá a entender ser no leste europeu, imagino). O inverno rigoroso, a privação do convívio com o mundo exterior, a escassez de comida vai transformando a convivência daquelas pessoas e as próprias pessoas. Mas algumas histórias aparentemente  são anteriores a toda essa situação.
Daí pra parar a leitura dos outros foi quase impossível...
O autor vai interligando os personagens e assim vamos compreendendo o que aconteceu e o terror que toda uma situação significou. Características físicas de uma determinados personagens serão explicadas em um outro conto e mesmo situações são citadas em diferentes capítulos. São contos bem construídos, que mantem o interesse do leitor desde o começo até o final. E o final do livro também é de uma criatividade que eu achei fantástica!
Muito bem elaborado, muito bem escrito e com ilustrações que apenas enriquecem a leitura.
Uma pena ser tão fininho... merecia umas trezentas páginas pelo menos.

Ótima leitura!

Comentários

Postagens mais visitadas