43º LIVRO DO ANO

"HARRY POTTER E A CÂMARA SECRETA", J. K. ROWLING
























Conforme eu já disse aqui, não vou me prolongar muito sobre resenhas das histórias do Harry, até porque acredito que muita, mas muita gente mesmo já leu. Coloquei aqui alguns exemplos de capas da história deste que é o segundo livro da saga e traz o bruxinho em Hogwarts novamente, depois de algumas peripécias até chegar lá  após as sofridas férias com seus tios "trouxas" e muito cruéis. Dessa vez, Harry enfrenta uma terrível e desconhecida ameaça: algo está atacando os alunos nascidos trouxas dentro da escola de magia. Lógico, apenas a astúcia de Harry poderá acabar com o mistério e a ameaça que isso representa, já que dá última vez que isso aconteceu (há 50 anos) uma aluna morreu e Hogwarts quase foi fechada...

É muito fácil gostar dessa história. Ela tem um herói corajoso, com companheiros fieis apesar de serem completamente diferentes em suas personalidades, com inimigos declarados que fazem de tudo para prejudicá-lo, que consegue ser engraçado em muitos momentos por conta de suas trapalhadas, num mundo mágico mas ao mesmo tempo muito parecido com o nosso... E nessa alegoria, J. K. vai tecendo uma teia que envolve o leitor do começo ao fim. É inegável o talento da autora em te deixar sempre em suspense para o que vai acontecer dali a pouco.

Uma coisa que destaco mais uma vez é a escrita da autora. J.K. Rowling faz você devorar a história, simples assim. Estou lendo essa série no Kindle e acho incrível que, quando dou por mim, já foi um quarto do livro sem nenhum esforço! A história, até aqui, ainda está bem juvenil - afinal é só o segundo ano de Harry em Hogwarts, ele ainda tem doze anos apenas... Então o enredo ainda é bem voltada para esse público. Mas mesmo assim, é um livro gostoso de ler, muito bem amarrado em seus elementos: há citações de eventos que ocorreram no livro anterior que a autora consegue fazer ter sentido aqui também nesta história. Muito inteligente!

Ótima leitura: ao mesmo tempo em que é puro entretenimento, faz sua mente trabalhar para que haja sentido com os acontecimentos ali descritos. 

APROVEITE!

Comentários

Postagens mais visitadas