METAS 2016

Não sou muito boa com essa coisa de meta, confesso.

Eu estabeleço metas, mas as esqueço em seguida substituindo por outras coisas que eu julgo mais interessante/importante naquele momento, aí retomo o que havia planejado anteriormente... Enfim, apesar de ser virginiana, às vezes eu me atrapalho...

MAS...

Uma meta que eu estou muito afim de atingir é essa de ler 100 livros em um ano. Nunca havia chegado nem perto de ler sequer 50 livros, o que só aconteceu agora por conta de me empenhar um pouco mais em ler, de ter mais tempo livre com minha organização pessoal. Então, a PRIMEIRA META DE 2016 será LER 60 LIVROS. Acho que é melhor colocar alguma coisa possível do que alguma coisa difícil e que apenas me frustraria. Ou seja, aumenta um pouquinho do que eu quase li esse ano mas também não é nem um pouco difícil de conseguir bater.

E por falar em frustração...

A SEGUNDA META DE 2016 é... De verdade, eu queria muito fazer um canal e participar do Booktube mais ativamente. Mas essa é mais para sonho do que para meta. De verdade, não tenho autoestima suficiente para me ver em vídeo e ficar de boa. Nem sei se lido bem com críticas - ou mesmo se tenho paciência para certas coisas que podem aparecer. Ou seja, se estivéssemos em tempos de escrita, eu diria que gostaria de fazer meu bloguinho melhorar bastante, crescer mais. Como sou consciente de que hoje em dia o negócio é imagem, acho que isso vai ficar como a meta inatingível estabelecida: ter um canal no Youtube.

Uma coisa que não quero esquecer nunca é que eu GOSTO de ler e leio por PRAZER, ou seja, não quero (e não vou) ler qualquer coisa só para dizer que li. Quero ler mais, mas sempre ler o que eu gosto.

A TERCEIRA META pode ser a LEITURA DE CLÁSSICOS. Com isso, eu posso dizer que tem que ser um esforço. Tem que haver foco mesmo, de verdade, porque eu já vi que não é muito fácil para mim esse tipo de leitura. Vamos ver, pelo menos um clássico por bimestre? Acho que está bom... o que vier além disso é lucro!

Fiz um caderno de organização de leituras e com ele eu quero tentar ter um controle sobe tudo o que estou me propondo. Então, por mês , as coisas ficarão assim:


  • 1 LIVRO - do desafio do calendário do Vitor Martins, já devidamente impresso e dependurado na minha parede
  • 1 LIVRO - do Projeto TAG Experiências Literárias, que eu participo
  • 1 LIVRO - no Kindle
  • A cada dois meses, um CLÁSSICO
  • Sempre que possível, uma RELEITURA - pegar algo que li há algum tempo e relembrar
Para ajudar que tudo isso dê certo, eu imprimi TRÊS LISTAS : "Os 100 melhores livros de todos os tempos, a lista das listas", da Revista Bravo!, "100 livros essenciais da literatura brasileira", essa também é da Bravo! (é vergonhoso, mas eu não leio quase NADA de literatura nacional) e ainda o "Rory Gilmore Book Challenge", que consiste numa lista gigantesca de livros da personagem Rory da série "The Gilmore Girls" que era uma leitora compulsiva e sempre estava lendo um livro diferente a cada episódio (essa eu busquei na internet depois de ver um vídeo antigo da Tati Feltrin, então não sei quem organizou). Essas listas eu vou tentando aos poucos completar, não são metas para esse ano, mas umas inspirações se acontecer alguma ressaquinha literária no meio do caminho.

Resumindo, são PELO MENOS 4 leituras por mês, o que daria 48 livros ao final do ano. Mas, de setembro pra cá minha média de leituras por mês tem sido 6 livros, o que melhora a média... Mas eu sou de humanas, gente, não vou me prender ao racional.. rsrs Até porquê, como eu já disse, não quero que minha leitura (prazeirosa) vire uma obrigação (desagradável).

Vamos ver o que vai acontecer nos próximos meses.

Para mim, começos e finais de ano são contagem de tempo. Cada dia é uma oportunidade dentro de um ciclo. Vamos aproveitar.

Beijo pra todo mundo e TCHAU!

Mafalda sendo sempre essa linda... <3

Comentários

Postagens mais visitadas