23º LIVRO DO ANO #VEDATONA

"V DE VINGANÇA", ALLAN MOORE E DAVID LLOYD  



PRIMEIRA HQ DA VIDAAAA!

Sério mesmo, não sou de ler HQs, mas tenho essa há anos e já recebi muito incentivo e cobrança para ler... por isso, aproveitando a maratona literária em  andamento, encaixei ela ali no meio e FOI!

Conhecia o filme com o Hugo Weaving e Natalie Portman e já curtia bastante o enredo. Mas a HQ é bem diferente, muito mais focada na revolução política idealizada por "V" do que no romance entre ele e a Evey, que me parece ser muito mais o foco do filme (uma pena, mas acredito que poucos cineastas estejam dispostos a fazerem críticas sociais e comprar algumas brigas hoje em dia...) 

A história  se passa em uma Inglaterra num futuro distópico, sob um regime totalitário de violência e vigilância constante dos cidadãos. Numa noite, uma garota é salva por V de uma situação que ela se colocou por necessidade, mas que poderia lhe custar a liberdade ...ou  a própria vida. Assim, em contato com o mascarado, ela vai descobrindo aos poucos que, além de um homem extremamente inteligente, V é enigmático e utiliza com frequência citações em suas falas, a maioria desconhecidas por Evey. Ou seja, ele acaba se tornando uma espécie de professor para ela, pois tem conhecimento e em seu lar - a Galeria das Sombras- V mantém obras de arte, discos, livros e todo o tipo de produção cultural que o governo pretendia ter eliminado (ou escondido). Ela descobre também  que V está assassinando pessoas do governo e, aos poucos, vai compreendendo os motivos. A história de V o leitor vai conhecer através da investigação de um dos policiais encarregados  de capturar  o homem por trás da máscara, pois V já andou deixando sua marca pela cidade - ele começa  explodindo o Parlamento, coisa planejada séculos antes por Guy Fawkes, o herói militar que inspirou máscara usada por V... Ou seja, chega chegando... Não é apenas um acerto de contas pessoal. A medida que as coisas vão acontecendo, começa a haver uma mescla entre a empreitada pessoal de V e a situação do povo na sociedade oprimida. Outra curiosidade: todos os capítulos  tem títulos que começam com V - Virtude, Versões,Vai-da-valsa, Vídeo...

A história tem um desenvolvimento muito interessante, muito bem conduzida sob a genialidade de Moore e Lloyd. Durante todo o tempo, não pude deixar de pensar que esse enredo daria um excelente livro! A história, originalmente lançada em 1981 nunca esteve tão atual. As frases ditas por V - "Ideias são a prova de balas" , por exemplo - são utilizadas sempre que há uma manifestação pró ou contra o governo. A simbologia deixada pela história marcou uma geração e virou referência como resistência contra a opressão dos dominantes para tantos outros jovens que talvez não tenham ainda conhecido o contexto de muitas coisas que utilizam.

E ó : vale a pena!

A máscara, que se tornou símbolo de resistência e a marca dos Anonymous, hackers ativistas da internet.


Comentários

Postagens mais visitadas