DESAFIO CALENDÁRIO LITERÁRIO

Como eu já disse em outras vezes, estou acompanhando o Desafio do Calendário Literário do Vitor Martins. Neste mês, o desafio é "ler um livro infantil". 

Eu substitui o "livro infantil" por "ficção científica" porque este gênero (ficção) é o desafio de setembro... e em setembro eu pretendo fazer um projeto de releituras. E os livros infantis eu leio todos os dias, pois sou professora (de crianças entre 6 e 7 anos) e o momento da leitura compartilhada (eu leio um livro que depois será disponibilizado para a leitura individual) é diário!

Então, a título de sugestão, vou deixar aqui as imagens dos  livros infantis preferidos dos meus pupilos... Todos são disputados no dia da Ciranda (quando eles escolhem um livro para levarem para casa) e já tive até lista de espera para levar alguns específicos!

São eles (todas as imagens foram retiradas da internet):


Um livro que proporciona uma leitura bem interativa, com personagens e ilustrações que atraem a atenção das crianças. Maravilhoso!










"Bom dia, Marcos" e "Boa noite, Marcos" contam as peraltices deste garotinho, irmão mais novo de Estella, uma ruivinha que também já aprontou das suas e agora acompanha o irmão nesse processo de crescimento...

Frases curtinhas com ilustrações lindas e que complementam a história. Perfeito para quem está começando a se aventurar no lindo mundo das leituras!








Adaptação da história dos Três Porquinhos, mas aqui com  o terrível Javali Bundudo como vilão. Uma delícia! Divertidíssimo!




Nestes dois livros, os autores José Roberto Torero e Marcus Aurelius Pimenta convidam o pequeno leitor a interagir, mudando o andamento das histórias já conhecidas. 











Um livro lindo de um autor infantil maravilhoso, Ilan Brenman, trata de uma dúvida que diverte e educa. Na mesma linha, temos também este aqui:













"Gildo" é o personagem fofíssimo desse livro que vai falar de medo e vergonha. Uma coisa de colocar no potinho...
..e guardar!

(essa baratinha é amiguinha do Gildo...)








Tatiana Belinky é só amor ao contar a história dessa família que só queria comer o rabanete plantado pelo vovô...



Colorido e interativo, esse é o livro que movimenta a lista de espera! Lindamente ilustrado, mexe com a imaginação da turminha!









Um livro sobre medo para crianças que ainda estão aprendendo a lidar com esse sentimento.


Esses são alguns dos livros que sei que mais agradam a turminha... Lógico que na escola dependemos do que é selecionado e enviado para nós, mas para coleções particulares é interessante que muitos deles são séries e além de embelezar a biblioteca de seu filho(a) vão despertá-lo para essa mágica aventura que é ler!

Ler com/para crianças é uma das melhores experiências que um adulto pode ter. Minha profissão me mostra isso diariamente há quase 20 anos. É maravilhosos ver um pequeno que ainda não domina as letras escolher o livro que você leu e interpretá-lo como você fez, com vozes e trejeitos e, aos poucos, vê-lo ter sua autonomia de leitura. Já tive histórias lindas de aluninho lendo para o cachorro em casa, de aluninho arrumando a família na sala para ler para todos... É uma das coisas que eu te digo: faça, vale muito a pena!

BOAS LEITURAS!

Comentários

Postagens mais visitadas