28º LIVRO DO ANO

"Os cem melhores contos brasileiros do século", Vários autores, seleção de Ítalo Moriconi.



Esta leitura fez parte de um projeto pessoal no qual eu pretendo ler todos os livros de contos que tenho em casa. Para não ficar enfadonho e cansativo, pretendo fazer assim: um conto/crônica/ narrativa por dia até o final do livro, independentemente do tempo que levar. Quero aproveitar os livros...

 "Os cem melhore contos..." inaugurou esse projeto. Após ver outros leitores compartilharem suas leituras em redes sociais, mostrando isso de ler "aos poucos", leituras que muitas vezes demoraram a ser concluídas (mas sem nenhum problema nisso, conforme bem aprendido com dona Tatiana Feltrin, especialmente), decidi tentar. Em 1º de março deste ano, comecei minha leitura. A princípio, achei que poderia me  atrapalhar, esquecer: nada disso. Em alguns dias, contos mais curtos (e um pouco mais de vontade de ler, requisito importante - ler por obrigação NUNQUINHA!) proporcionaram a leitura de mais de um. Outros, um pouco mais compridos, foram lidos conforme a "regra". Com isso, concluí antecipadamente a leitura (que terminaria no começo de junho) e posso dizer que valeu muito a pena.

A maneira como o livro está organizado proporciona uma viagem através de diferentes épocas e mostra também como a literatura é um importante registro dos acontecimentos sociais, sejam eles políticos ou de qualquer outra área. A primeira parte é de 1900 aos anos 30, depois 40/50 e a partir daí de década em década até os anos 90. Há uma excelente introdução do organizador e outra, bem menor, quando do início de cada "década" situando o leitor nos acontecimentos gerais da sociedade e seu reflexo na produção literária. É muito interessante observar as mudanças, o estilo de cada autor e sua maneira de retratar o mundo.

Não vou dizer os contos que mais  ou menos gostei. Vou dizer que foi uma leitura muito proveitosa, estimulante e interessante de fazer. Vou dar continuidade a esse formato de leitura com outros livros e espero ter essa mesma sensação de pleno aproveitamento.

Fica a dica: se você também tem um "livrão" que te desafia, vá aos poucos. Divida por capítulo, deleite-se. Vale a pena o sabor do "desafio" sendo aos poucos completado.

Então, é isso. Boa Leitura!!! 📚


Comentários

Postagens mais visitadas